Consulado Americano - Visto J1

6 de setembro de 2008

DICAS GERAIS


Nesse post, eu vou dar todas as dicas sobre o que é necessário ser feito para a sua entrevista no consulado, para tirar o visto J1.


PASSO A PASSO

1. Preencha os formulários DS-156, DS-157 e DS-158;
2. Pague a taxa de solicitação de vistos de U$ 131,00 no Citibank. Essa taxa deve ser paga em dinheiro e em Real. Nem todas as agências aceitam o pagamento dessa taxa, para verificar quais aceitam, clique aqui;
3. No dia da entrevista, leve toda a documentação necessária, que falarei logo adiante;
4. Logo após a entrevista, pague a taxa extra de U$ 40,00 no Caixa do Consulado. Essa taxa deverá ser paga preferencialmente em Dólar, com a quantia exata, sem moedas, e com notas emitidas após 1988.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

No dia da entrevista, você deve levar os seguintes documentos:

• Formulários DS-156, DS-157 e DS-158 devidamente preenchidos;
• Passaporte válido até pelo menos agosto do ano seguinte ao programa;
• Uma foto 5x5, tem que aparecer a orelha e os olhos, com fundo branco e roupa escura, tirada a no máximo 6 meses;
• Comprovante de pagamento da taxa de solicitação de visto de U$ 131,00;
• Formulário DS-2019 assinado;
• Recibo de pagamento da Taxa SEVIS. Essa taxa deve ser paga após a obtenção do DS-2019, com cartão de crédito internacional;
• Declaração da faculdade, do período mais recente;
• Comprovante de capacidade financeira e vínculo com o Brasil.


COMPROVANTE DE CAPACIDADE FINANCEIRA E VÍNCULO COM O BRASIL

Qualquer documento que comprove sua capacidade financeira e vínculo com o Brasil, pode ser levado para a entrevista no consulado. Os mais comuns (mas não únicos) são os abaixo:

• Declaração de Imposto de Renda;
• Contracheques;
• Extratos Bancários;
• Documento de Bens;
• Documento de Carro;
• Certidão de casamento/nascimento;
• Passaporte antigo.

Muitas vezes eles nem pedem nada, mas é sempre bom estar preparado. Leve o máximo de documentação possível que comprove o seu vínculo. Só mostre essa documentação caso o cônsul peça.


ÚLTIMAS DICAS

• Chegue cedo para evitar as filas;

• Vá arrumado. Ir de terno é considerado um exagero, mas colocar uma camisa social é aconselhável. Homens devem ir com a barba feita;
• Não pode ir de bermuda nem de chinelo;
• Celulares e outros eletrônicos serão guardados em um armário na entrada do consulado;
• As entrevistas costumam ser em inglês. Caso você não entenda alguma pergunta feita, peça para ele repetir calmamente;
• Elas também costumam durar no máximo uns 2 minutos;
• O mais importante na hora da entrevista, é não demonstrar nervosismo. Fique tranqüilo, e trate o cônsul com respeito;
• Não faça muito barulho dentro do Consulado. Você está sendo monitorado o tempo inteiro, não queira causar uma má primeira impressão;
• Leve um dinheiro extra para pagar o envio do seu passaporte pelos correios;
• Tem todas as informações sobre consulado na sua área restrita! Ou entre no site da Embaixada Americana.

15 comentários:

Alexandre disse...

Cara, mto bom seu blog, sério mesmo, vou levar altas dicas daki para o WE... Qria saber se vc tem em mente alguma cidade boa pra quem vai fazer pela primeira vez e o inglês não é o dos melhores, da pra se virar e tals hhaahahaha

Renato Lopes disse...

Qual modalidade voce vai? Self Placement?
Os locais que costumam ter maior oferta de emprego, são as estações de ski. Como por exemplo as diversas estações do colorado, park city, em vermont, etc!

Ygor disse...

cara achei muito legal seu blog, varias dicas maneras, agora to nervosão, pq vo fazer a entrevista para o visto j1, é em ingles? pq meu ingles é fraco, to com medo de eles negarem por isso, meu patriocinador é meu padastro, mh familia possui bens e é bem sucedida, mas não tenho como comprovar a minha renda, me da umas palavras ae de conforto cara, aguardo seus comentarios. obrigado.

Ygor Camarate

Renato Lopes disse...

Ygor,

Em 99% dos casos as entrevistas para tirar o visto J1 são em inglês sim. No entanto costumam ser entrevistas bem rápidas e tranquilas, de um modo geral bem mais tranquila que para o visto de turista.

Exatamente qual programa você está fazendo? Porque dentro do visto J1 existem vários programa que você pode fazer, e em alguns casos o nível de inglês pode influir sim, outros não. De qualquer forma é sempre bom praticar seu inglês, vai treinando antes da feira.

Se sua família é bem sucedida, porque você não tem como comprovar bens?
Não é só o imposto de renda que você pode levar de documentos de comprovação de renda não. Você pode levar extrato bancário, contra-cheque, declaração de bens (de carro, casa, etc), comprovante de aplicações (CDB, CDI, poupança, ações), ou qualquer outro documento que comprove a sua capacidade financeira.

Fica tranquilo que de um modo geral as entrevistas são muito tranquilas, basta você não ficar nervoso na hora, ir bem arrumado, tratar o cônsul com respeito, e levar todos os documentos direitinho que não tem porque acontecer nada!

Qualquer coisa me fala!

Ricardo disse...

tirei o visto e meu DS2019 ficou comigo não ficou no consulado. está certo isso? o que devoo fazer?
Alguém pode me ajudar?

Renato Lopes disse...

Ricardo,

O DS-2019 deve ficar com você, sem ele você não embarca para os Estados Unidos!

Ele é um documento tão importante quanto o seu passaporte para um intercâmbio de trabalho.

Se você quiser, fique atento ao meu blog, que em breve, farei um post específico sobre o DS-2019.

Unknown disse...

Olá Renato , tudo bem?

Por favor. Meu caso é um pouco diferente. Me interesso por conseguir um Internship nos EUA mas eu já estou neste país usando o Visto F1. Você saberia me dizer se seria possivel trocar este visto sem deixar os EUA. E como poderia fazer isto.

Fico grato por qualquer ajuda
Muito obrigado

Renato Lopes disse...

Eduardo,

Você já tem alguma empresa que pretende te contratar por esse tipo de intercâmbio?

Se tiver, ela provavelmente consegue solicitar essa mudança de status de visto para você (ela vai precisar conseguir atuar como seu sponsor, não é qualquer empresa que consegue).

Mas se você não tiver nenhuma empresa para te contratar ainda, você vai sim ter que voltar ao Brasil para contratar alguma agência de intercâmbio, para que essa agência tente conseguir uma oferta de emprego para você, que nesse tipo de intercâmbio, pode demorar 6 meses ou mais para sair uma oferta de emprego.

Anônimo disse...

As entrevista realmente são feitas em inglês? Pq até onde eu saoba são em protuguês mesmo.. pra quem não fala inglês?

Renato Lopes disse...

As entrevistas para solicitação do visto J1 são feitas em inglês sim! Quem não fala inglês não pode participar do programa... Não confunda o visto J1 com o B2 (visto de turista), esse sim as entrevistas são feitas em português.

Unknown disse...

Olá.

Estou indo tirar meu visto J1 na segunda feira, porém, acabei deixando pra pegar a declarção de imposto de renda dos meus pais de ultima hora, e nao saiu a tempo, poq deu zica no sistema la.. mas to levando escritura das 3 casas que temos, 1 sitio e mais 1 loja de roupas, além de um extrato no valor de 20mil reais de uma conta da minha mae.. alem disso, levarei o IR do meu vo, só por precaução.. é o suficiente?? me ajudem, estou nervoso poq flaram que o IR é crucial na entrevista.

Alem disso, to levando declaração da faculdade em ingles, que tirei nesse semestre ainda (n vi necessidade de tirar mais recente, pois vale pra confirmar q estou matriculado neste semestre), um certificado que ganhei da embaixada americana por ter participado no English Immersion, e mais os contratos com a empresa dos EUA.

Será o suficiente?? me ajudem por favor.

Unknown disse...

Já está tudo pago, inclusive passagens de ida e volta compradas.

Renato Lopes disse...

Paul,

Calma, não fique tão nervoso. A entrevista no consulado costuma ser rápida e tranquila.

O ideal é que você leve a declaração do imposto de renda. Embora eles não costumem pedir, é bom ter para caso eles cobrem. No entanto, se não teve como tirar, acho que a documentação extra que você pegou deve ser suficiente. Leve também os últimos 3 contra-cheques dos seus pais e você está tranquilo.

Na pior da pior das hipóteses, eles vão pedir para que você leve o imposto de renda depois, mas não acredito que isso seja necessário.

A declaraçào de faculdade não precisava ser em inglês. Não precisa ser algo super recente, o importante é que seja desse semestre.

Se você estiver levando toda a documentação que eu ditei no post, está sim suficiente. Não fique nervoso.

Depois me conta como foi a entrevista.

Renato

Anônimo disse...

Oieee tudo bem?ah me chamo Elisangela e tenho 18 anos!
preciso muito da sua ajuda se possivel,eu tenho muitas duvidas como todo mundo que esta pretendendo morar nos EUA por um tempo.
ok vc falou que devemos provar vinculo com nosso país mais como vou fazer isso se nao tenho nada documentos que vc mencionou,ou seja nao sou eu que vou ficar responsavel pela minha viagem moradia gastos essas coisas assim.meu tio que vai ficar responssavel por tudo isso so que eu queria saber se quando eu for fazer minha entrevista eu posso ir sozinha levando apenas os documentos dele?eu ja tenho onde morar q sao com meus amigos Jill e Carson e eles estao me ajudando muitoo com tudo isso...
minha igreja tem um vinculo muito forte com os EUA q e a igreja de jesus cristo dos santos dos ultimos dias ou seja eu sou mormom(nao sei isso vai ajudar)ate por que nao sei como vai funcionar tudo isso.eu queria saber tambem como obter o Ds-2019?e da onde vem todos esses Ds ou melhor como faço pra conseguir todos eles?enfim outra pergunta rsrs desculpee euzinha cheia de duvidas.bem na entrevista como eles costuma nos tratar?(ja vi pessoas falarem q sao tao ingnorantes).
e como vou fazer para entender ele sendo que a entrevista vai ser em ingles(ja tou indo pra aprender ingles)fato!rs entao eu espero que vc possa me responder o mais rapido que vc puder!muito obrigado e seu blog e muito bom viu querido...se vc puder mande para meu E-mail: elisangela_moreno_ro@hotmail.com

Anônimo disse...

Fui no consulado para obter o visto J1. Ele foi aprovado, porém o DS-2019 ficou no consulado (eles não me entregaram de volta). Eles irão me enviar o DS-2019 junto com o passaporte?

Link-me