Entrevista com Felipe Borschiver - SALAMANCA, ESPANHA

21 de março de 2010
Felipe Borschiver tem 23 anos, é carioca, estuda economia, e nessa entrevista ele conta sua experiência de 6 meses em Salamanca, Espanha, para estudar durante um semestre na Universidade de Salamanca.


Por que você escolheu fazer um semestre em uma universidade no exterior?

Para viver a experiência de morar sozinho em um país estrangeiro e a oportunidade de estudar economia em sob um ponto de vista diferente.


Por que a Espanha?

Não teve a ver com carreira. Não acho que a Espanha represente uma boa oportunidade para alavancar uma carrreira em economia (apesar de que já conheci pessoas que fizeram isso). Para mim a escolha já se resumia a um país europeu, pois sempre tive admiração e curiosidade sobre a Europa. Custo também não foi um ponto relevante, já que, dentre as opções de intercâmbio da minha faculdade, Salamanca era, se não me engano, a segunda mais cara (atrás somente de Nottingham, Inglaterra). Fiz uma mochilão para a Europa em 2005 e gostei muito da Espanha.


E por que Salamanca?

Queria ir para uma cidade que não fosse grande (afinal, procurava variar minha experiência de vida) e que fosse primariamente universitária. Acredito que em cidades menores existe a maior possibilidade de relacionamentos com os locais. Cidades universitárias são notórias pelos seus moradores jovens, normalmente abertos a estrangeiros.


Com quem e onde você morou durante o intercâmbio?

Em um apartamento que foi dividido com outros 2 espanhóis.


O que mais te impressionou na Espanha positivamente?

O clima espanhol é bem agradável. Inverno frio e verão bem quente, mas o mais importante pra mim é que raramente chovia. Beleza natural não é o forte da Espanha. Lá é um país com uma cultura antiga e diversa, um prato cheio pra quem aprecia arquitetura antiga, arte, museus etc. A comida também não é boa. Os espanhóis comem alimentos gordurosos e normalmente insossos. O povo é normalmente agradável, mas, como em qualquer lugar do mundo, há exceções.


E negativamente?

Acho que os espanhóis poderiam ser pessoas mais acolhedoras. A Espanha tem uma cultura bem tradicional, calcada na religião. Não que não saibam festejar, mas poucos se desprendem de uma moralidade meio antiquada. O país também não oferece centros de excelência acadêmica.


Se você pudesse escolher três características que gostaria de trazer da Espanha para o Brasil, quais seriam?

Investimento no turismo, distribuição de renda mais eqüitativa e ênfase na cultura.


Qual a característica dos brasileiros que você mais sentiu falta durante o seu intercâmbio?

Brasileiros são mais amistosos e liberais. O Brasil tem uma variedade e riqueza natural, incomparáveis e que fazem falta no estrangeiro (Os parques e florestas da Espanha são áridos e sem graça).


Qual foi a melhor coisa que aconteceu na sua viagem?

Morar sozinho no estrangeiro com ao mesmo tempo em que desfrutava da companhia de grandes amigos.


E a pior coisa?

Algumas brigas que tive com meus roommates espanhóis.

Nenhum comentário:

Link-me