Social Security

31 de março de 2010
Para trabalhar legalmente nos Estados Unidos, é necessário ter um Social Security Number (SSN). Através dele, o governo americano consegue identificar se você está apto a trabalhar, se paga os impostos, se você não está devendo, etc. Você precisa dele também pra abrir conta em banco, tirar carteira de motorista, conseguir crédito para a compra de um carro ou casa... Enfim, o SSN é como se fosse o nosso CPF.


Como tirar o SSN

Basta ir a um escritório do Social Security com o seu passaporte, I-94, documento de permissão de trabalho e o formulário SS-5 preenchido.

Para localizar o escritório mais próximo, clique no link: https://secure.ssa.gov/apps6z/FOLO/fo001.jsp - e digite o ZIP code (CEP) da sua cidade.

O ideal é que se espere pelo menos 3 dias da sua entrada nos EUA para aplicar, para que dê tempo do Departamento de Imigração Americano passar as suas informações para o Social Security Office. Além disso, eles também checam a sua situação junto ao SEVIS, por isso é necessário validar o seu visto antes. Se você aplicar antes que seja feito essa troca de informações, a emissão do Social Security pode atrasar, e em alguns casos nem ficar pronto.

Quando der entrada no Social Security você receberá um comprovante, que com ele você já pode trabalhar legalmente.

No entanto, muitos empregadores não sabem dessa regra e podem exigir o número do Social Security. Nesse caso o prazo de emissão é de 3 a 8 semanas. Em algumas cidades você consegue o número já em alguns dias, mesmo sem receber o cartão (muitas cidades da Flórida, por exemplo).

Se o seu Social Security demorar mais de 8 semanas para ficar pronto, é porque ocorreu algum erro, provavelmente por você não ter respeitado o prazo mínimo para aplicação. Nesse caso você pode tentar ligar, mas provavelmente irá precisar ir pessoalmente ao Social Security Office no qual aplicou, tentar resolver o problema.


Preenchendo o formulário SS-5

Primeiro de tudo, imprima o formulário em tinta preta e folha A4 branca. Escreva com caneta preta, sem rasuras e letra legível.

Preencha da seguinte forma:

1) Nome completo, sem abreviações, igual ao passaporte;
2) O seu endereço nos Estados Unidos. Coloque apenas um endereço permanente, se você tiver em um hotel provisoriamente, o seu cartão vai chegar e você não estará mais lá. Caso não tenha, verifique junto ao seu empregador se pode colocar o endereço deles, ou em último caso pague por uma PO Box;
3) Legal Alien Allowed To Work;
5) Não é obrigatório marcar;
6) Mês, dia e ano;
8a) Nome completo da mãe, sem abreviações, igual ao passaporte;
8b) Deixa em branco;
9a) Nome completo do pai, sem abreviações, igual ao passaporte;
9b) Deixa em branco;
10) No;
11 a 13) Deixa em branco;
14) Mês, dia e ano;
15) Telefone nos Estados Unidos;
16) Assine;
17) Self.

Nenhum comentário:

Link-me