Aluguel/Compra de Carro nos EUA

5 de agosto de 2008

Dicas importantes sobre aluguel e compra de carro


Um assunto que gera muitas dúvidas quando se pensa em fazer um intercâmbio, é sobre como que funciona alugar ou comprar um carro nos EUA. Nesse tópico eu vou tentar explicar detalhadamente como que funciona. Quem pode ou não pode alugar, se vale a pena comprar um carro, se você deve colocar seguro, etc.


ALUGUEL DE CARRO

Pra você alugar um carro, é necessário ter mais de 21 anos. Até já ouvi falar de alguns poucos lugares, como um rental em Lake Tahoe, que aceite alugar carro para quem tem menos de 21 anos. Mas em 95% dos lugares, eles só alugam carro para quem tiver mais de 21 anos.

E mesmo que você tenha mais de 21 anos, caso ainda não tenha 24, vai pagar uma taxa extra, de +- U$ 30, na hora de alugar. Isso tudo é pelo risco deles estarem alugando para alguém mais jovem, que tem uma chance maior de acontecer algum tipo de problema.

E não adianta achar que você vai pedir pro seu amigo maior alugar um carro pra você. Na hora do aluguel, ele precisa colocar o nome, e mostrar a carteira de identidade, de todas as pessoas que poderão vir a dirigir o carro. Ou seja, se você tiver menos de 21, não poderá dirigir nenhum carro alugado!

Ah, mas e se o meu amigo alugar o carro, e eu simplesmente dirigir? Vou ter algum problema? Bom, provavelmente não. Mas tem 2 chances de acontecer algum problema, e caso aconteça, vai ser algo bem sério!

1- Se um policial te parar. Ele já vai ter checado no computador de bordo dele que o seu carro é um carro alugado, e muito provavelmente já vai saber quem tem o direito de dirigir. Você não tendo o direito de dirigir, é como se o carro não estivesse no seu nome. Por isso o policial pode considerar como um carro roubado e te colocar em cana! Você vai passar por um estresse danado até resolver o mal entendido!

2- Se você bater com o carro. Como o carro não vai estar no seu nome, o seguro não vai cobrir o prejuízo!

E não ache que isso é algo impossível de acontecer não! Na minha temporada em Park City, minha irmã estava dirigindo um carro alugado, quando o ônibus da cidade bateu nela enquanto ela estava parada no sinal! Por sorte havíamos colocado seguro, ou o prejuízo teria sido grande!

Por esse mesmo motivo, SEMPRE coloque seguro quando for alugar um carro. Ele pode acrescer bastante o valor do aluguel, mas é essencial! Não corra o risco de perder tudo que você ganhou trabalhando lá, assim à toa!

Uma dica boa na hora de alugar um carro é sempre fazer reserva.

Primeiro porque, por diversas vezes que esqueci de fazer a reserva, quando cheguei no Rental Car, não tinha o carro que eu queria. Então precisava pagar por um carro mais caro, ou às vezes nem tinha mais nenhum carro pra alugar.

Segundo, pelo mesmo motivo. Muitas vezes mesmo fazendo reserva, quando chegava na hora, não tinha o carro que você havia solicitado. Então eles te oferecem um carro melhor, pelo mesmo preço!

Alguns dos melhores lugares para se alugar carro são:

- AVIS
- Budget
- Enterprise
- Hertz

Existem vários outros, mas esses são os 4 que eu considero de maior renome.


Uma das grandes vantagens de se alugar carro nos grandes Rental Cars, é que eles têm diversas filiais espalhadas pelos Estados Unidos todo. Isso permite que você alugue o carro em uma cidade, e devolva em outra (você pagará uma pequena taxa por isso). Ou seja, por exemplo, você pode alugar um carro no aeroporto, e devolvê-lo na sua cidade de destino!


COMPRA DE CARRO

Já pra comprar um carro, você só precisa ter 18 anos. Entenda que você não é proibido de dirigir com menos de 21. Na verdade, lá na maioria dos estados, você pode dirigir a partir dos 16 anos!

No entanto, a maioria dos Rental Cars não alugam carro pra quem tem menos de 21 anos. Já pra comprar é outra história. Você pode comprar e dirigir com 18 anos sem nenhum problema!

E vale a pena?

Depende de várias coisas. Você pretende fazer muitas viagens? Como funciona o transporte na sua cidade, é gratuito e funciona bem? Outras pessoas comprarão o carro com você?

Se você pretende em todo day off que tiver, fazer inúmeras viagens, conhecer toda a região, passear bastante... Pode vale a pena comprar um carro. Mas você tem que pesar muita coisa. Com toda essa crise do petróleo, a gasolina lá nos EUA subiu MUITO. Fora que não tem como você viajar em todo day off, por maior que seja a sua disposição. Muitas vezes você vai ficar cansado, e só vai querer ficar em casa fazendo nada. Ou então vai querer curtir a própria cidade, como ir fazer snowboard, passear, curtir uma noitada... E nada disso precisa de carro!

Se o transporte na sua cidade for ruim, ai sem dúvidas vale a pena comprar um carro. Caso contrário é preciso pensar bastante. Às vezes o transporte na cidade é tão bom, que você realmente não precisa de carro. Ai tem que pensar em quantas vezes você pretende fazer uma viagem, se não vai acabar ficando mais barato de repente apenas alugar um carro quando você precisar.

Se outras pessoas forem dividir o carro com você, ai pode valer a pena, mesmo que na sua cidade o transporte seja bom. Porque ai você passa a dividir os gastos, e muitas vezes o conforto extra, pode valer a pena!

É algo que tem que ser bastante pensado entre você e os seus amigos. É sem dúvidas um gasto a mais, mas também um grande conforto. Tem que pesar as suas prioridades!

Uma boa dica, é que em muitos lugares eles têm um esquema, em que você compra o carro, e já deixa acertado que vai revender o carro pra eles no fim da temporada, por um preço menor. Acaba funcionando quase que como um aluguel de temporada, e pode custar às vezes bem barato. Tipo U$ 700 após a revenda. Lógico que se você devolver o carro totalmente arrebentado, eles vão pagar menos!

Em todo caso, se você comprar um carro lá, você NÃO PODE simplesmente abandoná-lo no fim da temporada. Você precisa achar alguém que o compre, ou até mesmo dar pra alguém. Se você abandonar o carro, pode vir a ter problemas depois!

14 comentários:

Anônimo disse...

pow, cara...
vc sabe de algum lugar q aceite esse esquema de revenda!? se der pra mandar o link... ou falar o local...
valeu...
abs

Renato Lopes disse...

Mas pra qual lugar você vai? Que cidade?

Anônimo disse...

acho que assim como aqui, o valor dos carros deve variar de acordo com ano/modelo, mas com quanto eu consigo alugar e comprar um veículo?

Renato Lopes disse...

Sim, exatamente. O valor do aluguel do carro varia de acordo com o modelo. Na compra, varia de acordo com o modelo/ano.

Depende do que você está procurando, e da cidade.
Mas de um modo geral, é possível alugar um carro por U$ 60,70 /dia com os devidos seguros pagos.
Pra comprar, é possível achar até por U$ 1.000 ou menos, mas podem ser carros em estados não muito bons.

Unknown disse...

os lugares q vende/compra carro, sao tipo as locadoras de carro?
tem em varias cidades, vou pra CA e queria comprar um carro numa cidade e vender em outra e isso eh possivel?

Renato Lopes disse...

Vanessa,

São locadoras comuns de carro, de compra e venda... algumas tem esse esquema, outras não.
Com certeza tem isso na Califórnia. Se é possível comprar em uma cidade e vender em outra não sei, mas provavelmente não.
Mesmo que seja uma loja da mesma rede, eles não teriam como avaliar se o carro está no mesmo estado, etc... você pode sim alugar um carro em uma cidade e devolver em outra.

Anônimo disse...

eu queria saber o que é preciso pra um turista de 18 anos comprar um carro nos eua.

Deborah disse...

Renato, estou indo pra SLC, queria saber que locadoras aceitam esse tipo de compra e depois revenda.. vc conhece alguma de lá? Obrigada, seu blog é perfeito e está me ajudando muito!

Renato Lopes disse...

Anonimo,

Eu não cheguei a comprar um carro lá fora, mas acredito que apenas o passaporte e o dinheiro sejam suficientes. Lembre que o seguro nos EUA é algo obrigatório.

Deborah,

Eu não sei quais que tem, mas com certeza devem ter algumas. Dá uma pesquisada no google que você descobre, ou então em SLC em uma rua paralela a main street tem várias locadoras, vai parando de uma em uma e pergunta.

Deborah disse...

Eu mandei email pra Enterprise e eles disseram q nao fazem esse tipo de transacao, mas quando eu chegar na cidade, vou pesquisar pessoalmente. Obrigada pela ajuda!!

Unknown disse...

Para que eu possa alugar um carro nos USA basta eu ter minha habilitaçao do brasil ou eu tenho q tirar outra aqui no brasil, pq eu fiquei sabendo quem ja tem habilitaçao nao precisa, so precisa tirar a internacional quem for trabalhar com carro!
isso é verdade ?

ze victor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ze victor disse...

faço minha, a pergunta do thiago. =]

Aluguer de Carros disse...

O seu artigo é muito interessante. As locadoras estão a prevenir-se. Em alguns países, por exemplo Portugal quando se faz um seguro de viatura própria quanto menos idade e menos anos de carta se tiver mais caro fica o seguro.

Link-me