Jobs - Self Placement Parte III

17 de novembro de 2008

Walk In


Em último caso, se você não conseguir a sua oferta de trabalho ainda do Brasil, pode viajar de Walk In, e procurar por um emprego lá nos EUA.

Os melhores lugares para se viajar de Walk In são as cidades sazonais, como as estações de Ski, que precisam dos funcionários temporários para trabalhar durante a época mais movimentada do ano para eles.

É bom dar uma pesquisada antes de viajar, a cada ano que passa uma cidade é melhor ou pior para se procurar emprego de Walk In. Tente pelo menos deixar marcado com algum empregador uma entrevista ao vivo, para quando você chegar lá.

Pesquise na Internet. Utilize o Google Earth e o Weguide para ir se familiarizando com a cidade. Assim quando você chegar lá, já sabe por onde procurar.


Celular


Vale a pena comprar um celular quando você chegar lá. Isso porque a idéia é que você esteja na rua procurando por emprego. Portanto, o empregador que tentar achar você para te oferecer uma oferta de emprego, não vai te achar em casa.

Os celulares lá são muito baratos, alguns custam apenas U$ 10 e já vem até com crédito. É só comprar um celular de cartão, que funciona que nem no Brasil. Dá pra achar operadoras que cobram cerca de U$ 0,10 /minuto. Muito barato! A única diferença é que você também paga para receber ligação.

É só ir em um Wal-Mart, que você encontra diversos celulares desses a venda!


Como aplicar

É muito simples. Entre nos estabelecimentos e peça para falar com o gerente. Quando ele te atender, explique que queria aplicar para uma posição de emprego, e que aceitaria qualquer posição que ele tiver para oferecer. Demonstre bastante simpatia e vontade de trabalhar no lugar.

O gerente então deve te entregar um Application para você preencher. É como se fosse um formulário pedindo algumas informações básicas sobre você. Lembre de colocar o telefone do celular que você tiver comprado nele. Quando terminar, entregue ao gerente, e agradeça pela oportunidade dada.

Faça isso não em um ou dois estabelecimentos da cidade, e sim em todos. Lembre-se, em todos. Todos os restaurantes, supermercados, hotéis, etc. Não pule um ou outro lugar porque você não gostou muito. Primeiro garanta o seu emprego, depois se dê ao luxo de recusar o que não te interessar!

Passados uns 2 dias, se você não tiver tido nenhum retorno, volte aos estabelecimentos. Novamente chame pelo gerente, e pergunte se não abriu nenhuma vaga. Mostre interesse. Lembre-se: O pior que pode acontecer com você, é ouvir um não. E o melhor é sair empregado!

Faça sempre essa busca por emprego sozinho. Não leve junto com você os 14 moradores da sua casa, ou você não vai conseguir arranjar nada.
Além de assustar o empregador, se ele só tiver um emprego para oferecer, ele nunca que vai chegar e falar que só tem uma posição disponível. Ele vai oferecer para quem aplicar sozinho. Pode paracer óbvio, mas muita gente procura por emprego dessa maneira, e não sabe porque tem dificuldades da conseguir alguma coisa.

Você não deve ir nem com a sua amiga de infância, ou namorado(a), etc... Na hora da procura por emprego, o ideal é que você esteja sozinho mesmo. O empregador vai te levar mais a sério se você fizer dessa maneira.

Em estações de Ski, eles costumam ter um setor de RH responsável por estar fazendo as contratações. Normalmente tem um mural com as vagas que estão sendo oferecidas, e você escolhe as que mais te interessaram para colocar no Application. Coloque as que você se identificar mais, e ache que tem maior chance de ser contratado. Muitas vezes, eles na mesma hora já te encaminham para o setor responsável para ser entrevistado. Caso contrário, volte dali a 2 dias perguntando por novidades!

Em alguns lugares, o Application é preenchido em um computador, que fica disponível para qualquer um que entre no lugar. Mais fácil impossível! No entanto, se passar alguns dias e não tiver tido contato, volte e procure pelo gerente.

Se você procurar por emprego com seriedade, entrando em todos os estabelecimentos, pedindo para chamar o gerente, e voltando caso não tenha um retorno, não tem porque você não conseguir uma oferta de trabalho!

Vale a pena dar uma olhada no meu post sobre Park City. Lá eu conto como foi a minha busca por emprego.

Lembre-se após ser contratado, de pedir para o seu chefe assinar a sua Job Offer. Mande-a por fax para o telefone do CCUSA. Você receberá ambos no seu Kit Embarque. Não se esqueça!

Nenhum comentário:

Link-me