Antes do Embarque

6 de julho de 2008
Ano: 2005

Passava por um momento bastante complicado na minha vida. Já tentava a minha terceira faculdade. Prestes a completar 23 anos, nunca tinha trabalhado. Por mais que tentasse, não conseguia arranjar um estágio ou emprego. As brigas em casa também eram constantes, eu e meu pai nunca nos demos muito bem. Mas nessa época estava ainda pior que de costume, a gente não deixava de brigar um dia sequer, com discussões cada vez mais acaloradas.

Estava enlouquecendo. Precisava desesperadamente de novos ares. Já tinha ouvido falar do Work Experience USA um ano antes, quando cheguei a pensar na idéia. Então aconteceu de dois amigos meus se inscreverem no programa; era o que faltava para eu me decidir.

Logo fui na agência fechar o programa. A idéia inicial era ir com esses meus amigos, mas acabou que meu emprego foi colocado para um lugar diferente. Mas já estava tão envolvido com a idéia que nem me importei. Um pouco depois convenci meu vizinho de fechar o programa também, e ele sim foi para o mesmo lugar que eu.

Como nos inscrevemos só em outubro, já bem em cima da hora, tivemos dois meses de muita correria atrás de documentação, passaporte, palestras, entrevista do consulado, preparação da bagagem, etc. Foi realmente muita correria, não tinha tempo para mais nada... o pessoal da agência costumava brincar dizendo que o intercâmbio já tinha começado ali, e eu concordo plenamente.

Fui a todas as palestras e festas pré-partidas realizadas pela agência. Foi a coisa mais inteligente que fiz, e essa é a minha primeira dica sobre intercâmbio. Nas festas conheci vários intercambistas. Muitos que nem eu, indo pela primeira vez, e outros que já haviam viajado. Trocamos idéias, ficamos amigos, e alguns deles vieram a morar comigo nos EUA, e isso foi legal que eu já cheguei lá conhecendo eles. E indo nas palestras e orientações realizadas pela agência, eu já sabia tudo o que esperar quando chegar nos EUA, pois eles explicam quase tudo tintin por tintin. Muita gente deixa de ir nas palestras achando que é bobagem, e depois passam por diversos sufocos nos EUA. Chegam no Brasil queimando o programa e a agência, dizendo que é tudo uma porcaria... nada. A pessoa que não se preparou direito.

Problemas podem acontecer, e aliás eu passei por vários, como falarei em breve. Mas o importante é você estar preparado para enfrentá-los, e indo nas palestras e orientações pré-partida já ajuda muito! Outra coisa importante é você não chegar lá achando que está indo passear, fazer turismo. É um programa de trabalho, de muito trabalho, não se esqueça disso!

Enfim, com tudo certo para a viagem, fiz as minhas malas e parti. O destino inicial seria Steamboat Springs, Colorado...

Nenhum comentário:

Link-me