Housing, EUA

24 de julho de 2008

Dicas Importantes


Para quem vai fazer o Work Experience, a procura pelo housing pode ser uma das coisas mais difíceis do programa.

Se você for de Self Placement, ou seu empregador não oferecer um housing, você deve tentar ao máximo achar uma moradia daqui do Brasil ainda. Imagina chegar nos EUA, um país novo, com outra língua, sem ter onde dormir? Você vai do aeroporto para onde? Vai correr para um hotel, ficar pagando diárias até achar moradia?

Não é o ideal. Além de ser uma opção cara, se você deixar para só procurar por moradia quando chegar nos EUA, vai correr o risco de não achar nada! Ou no mínimo passar por muita dificuldade para encontrar, tendo que ficar de repente mais de um mês pagando hotel. E quando finalmente encontrar, vai ter que aceitar pagar bem caro!

Principalmente se a sua opção for uma estação de Ski. As cidades que abrigam essas estações normalmente são cidades bem pequenas, de menos de 10.000 habitantes. Quando chega o inverno, a população praticamente dobra. E por isso não tem casa para todo mundo!

Por isso o aconselhável é que se procure pela moradia já daqui do Brasil. Mesmo que você vá para uma cidade grande que tenham mais opções de casa. Pois assim você tem tempo de pesquisar melhor por preço e local!

Nesse post, eu vou dar as dicas básicas de como achar a sua moradia, pessoas pra dividir a casa com você, e outras informações importantes sobre housing.

- Orkut:

Uma das melhores formas de se encontrar Roommates é pelo Orkut. Entre na comunidade da IE, nas diversas comunidades de Work Experience, e na comunidade da cidade que você pretende ir. Seja uma pessoa ativa nessas comunidades. Participe dos fóruns, e crie tópicos de procura por Roommates. Você vai ver que vão chover pessoas interessadas!

Pode aparecer também, alguém que já tenha housing e tenha alguma dica boa. E nunca se sabe, às vezes uma dessas pessoas só precisa de mais gente pra morar com ela...


- Returnee

Peça dicas as pessoas que já tenham feito Work Experience para o mesmo lugar que você está indo.

Elas sempre vão ter informações importantes pra te dar, como os melhores lugares para se morar, a média de preço das casas, e se é fácil ou difícil achar moradia. Alguns ainda podem ter o contato da casa onde moraram, e te passar essa informação!


- Craigslist

Um dos sites mais usados pra procurar por housing é o Craigslist. O Craigslist é um classificado, onde pessoas dos EUA inteiro colocam anúncios de casas para alugar.


Clique no estado que você vai, depois clique na região mais próxima da sua cidade, e por último clique em apts/housing.


- Sites de busca

Outra forma de procura, é utilizando os sites de busca, como o Google e o Yahoo. Lembre de usar sempre a versão americana desses sites.


É muito simples. Simplesmente escreva na busca: housing “cidade de destino”. Depois vai entrando nos links que ele te traz. Sempre tem algum site útil!



- Jornal local

A grande maioria dessas cidades possuem um jornal local. Descubra o site desse jornal, e procure por casas na sessão de classificados.


Pra achar o site do jornal, é fácil. Nos sites de busca escreva: newspaper “cidade de destino”. Na maior parte das vezes, o primeiro resultado é o do jornal.



- Google Earth


Abra o Google Earth e vá em: pesquisar, voar para. Digite o nome da cidade e do estado que você está indo. Quando ele localizar, vá na parte de camadas, locais de interesse, alojamento, hospedagem, e marque-o. Veja a quantidade de hotéis e resorts que vão aparecer! Agora é só ir explorando um a um. Entre nos sites deles, procure por preços, mande e-mails.


O Google Earth também é muito bom para você ir se familiarizando com a cidade. Para ver se o local do housing é bom. Se tem supermercado por perto, movimento, Wal-Mart, etc.


- Skype


O Skype é um programa no estilo do MSN e ICQ, só que ele tem uma função de fazer chamadas telefônicas pelo seu computador.


Pra fazer essas ligações, você precisa colocar crédito na sua conta do Skype. O mínimo que você pode colocar são U$ 10. Com esse valor, você consegue ligar diversas vezes para os EUA usando o microfone do seu computador.

Boa parte das pessoas que alugam casas nos EUA, gostam de falar com quem pretende alugá-las por telefone. Ele se sente mais seguro, e por isso tem mais chances de aceitar alugar a casa para você. Usando o Skype, você pode ligar à vontade, que não vai gastar quase nada!

Se por exemplo, no anúncio da casa tiver e-mail e telefone, passe um e-mail. Mas se passarem 2 dias, e você ainda não tiver resposta, ligue. Marque em cima, ou outra pessoa vai alugar antes de você!


- Security Deposit

Security Deposit nada mais é do que o cheque-caução. Pagando o Security Deposit, você garante o aluguel da casa, e o Senhorio tem a segurança de que você vai devolver a casa em bom estado.

Não tem jeito, 99% das pessoas cobram um security deposit. Como ele é cobrado antes de você viajar, é necessário um cartão de crédito internacional.

O valor varia de casa a casa, mas na média fica entre U$ 100 e U$ 400 por pessoa. Esse valor é devolvido quando você entrega a casa no fim da temporada, caso ela esteja em perfeito estado. Entenda o significado de perfeito estado: a casa tem que estar exatamente igual de como foi entregue!

Dificilmente eles consideram sua casa em perfeito estado, por isso não vá contando em ter esse dinheiro de volta! Como por exemplo, na vez que fui para Park City, antes de entregar a casa, nós ficamos 2 dias limpando. Mesmo assim, o dono só quis devolver 60% do security deposit, alegando que a casa estava suja. Isso porque ele falou que a nossa casa era a mais limpa, e que em todas as outras ele não devolveu nada pros moradores!


- O que falar

Isso é muito importante. Muita gente não consegue encontrar casa, porque na hora de mandar um e-mail, não sabe o que escrever, e acaba “assustando” o dono.

Primeiro: Nunca diga de cara que é brasileiro. Somente se ele perguntar a sua nacionalidade. Isso é porque, infelizmente, muitos brasileiros que vão para lá, entram no espírito de “nunca mais vou voltar para aqui mesmo”, e dão o mau exemplo. Alguns entregam a casa imunda, outros quebram parte da mobília, e outros não pagam o aluguel. Como por exemplo, conheço uma história de um pessoal, que indignado porque o Senhorio não devolveu nada do Security Deposit, simplesmente destruiu a casa inteira! Por esse motivo, a nossa fama em alguns lugares não é muito boa. Então só fale que é brasileiro, caso ele te pergunte!

Segundo: Nunca diga que você está em um grupo grande. Se você falar que são muitas pessoas, e a casa dele comportarem poucas, ele provavelmente vai dizer que o grupo é muito grande, e não vai mais responder seus e-mails! Fale que são 5 ou 6. Espere a reação dele, e vai falando aos poucos do tamanho do grupo. Até porque, é mais fácil achar casas que comportem no máximo 6 pessoas. Por isso é melhor você garantir moradia para uma parte do grupo, do que pra ninguém!

Terceiro: Se o seu grupo for só de homens, não fale isso nos e-mails, a não ser que te perguntem. Eles evitam alugar casas para grupos que só tenham homens, pois acham que eles não vão cuidar bem da casa.

Quarto: Peça para a pessoa que tenha o melhor inglês do seu grupo, ficar como a responsável de ligar e mandar os e-mails. Isso porque eles gostam que pelo menos uma pessoa na casa tenha um inglês razoável, pra poder se comunicar com ele quando necessário. Na hora de cobrar aluguel, pagar e devolver o security deposit, e resolver algum eventual problema.

Quinto: Se mostre tranqüilo, não demonstre desespero. O dono da casa pode ficar desconfiado e desistir de alugar a casa. Ou no mínimo vai cobrar mais caro!


Por último, fique tranqüilo. Você não vai achar uma casa da noite para o dia. É uma procura demorada. No meu caso, levei 3 meses pra achar minha casa! É assim mesmo, portanto relaxe, e comece a procurar desde cedo!

8 comentários:

Belinha! disse...

nossa!!!
dicas de ouro... ja mandei uns 5 emails falando q sou brasileira e quero uma casa p 9 pessoas (sendo q devem ser mais).. hihih.. ainda bem q vi a tempo né!!
mto bom o blog.. varias informações preciosas
PARABÉNS!
=)
BJS

Rafael disse...

Parabéns cara!

Falei com voce no orkut!

Muito bom e útil seus posts.

Anônimo disse...

Renato, seu blog está ouro! mas descobri hoje! pagar 2500 por uma casa em park city, para 4 é muito pesado, tem deposito antecipado e é por 3 meses, mas não achamos outra.... fecho ??? qual a sua opinião? tem como lá colocar mais e dividir a conta? Ly

Renato Lopes disse...

Ly,

Obrigado pela força!

Enfim... U$ 2.500 em uma casa para 4 realmente é muito caro, mas casa em Park City realmente é muito complicado, ainda mais agora que está em cima da hora.
Tenta colocar mais 1 ou 2 pessoas na casa, para diminuir o valor dessa aluguel, que já fica bem acessível!
Acho que é a única solução, não perca essa casa não!

Acho que é tranquilo colocar mais, é só ficar esperta para o dono não descobrir... infelizmente esse é o único jeito, os valores que eles cobram lá em Park City realmente são muito caros.
Só mantenha sempre a casa arrumada, que não tem erro não!

Anônimo disse...

Oi, vc foi rapido na resposta!Descobri que a casa é em Heber na sillwater rd - wasatch. a informação é que tem shutter bus e gondola para a deer... não entendi muito bem! no bus schedule do seu blog nem aparece a área da casa. fiquei preocupada... como vou fazer para andar por lá? to indo dia 11....!!!!!!!!

Renato Lopes disse...

Quem te passou essa informação? Porque de Heber para Park City não tem nenhum transporte público...
Embora se for na Stillwater Dr perto do Lodge, realmente existe uma shuttle que leva para o centro da cidade, mas não sei de quanto em quanto tempo que passa, tem que verificar isso direito!
E ai do centro você precisaria pegar o onibus da cidade para os demais cantos da cidade.

Essa shuttle não aparece na bus schedule da cidade porque não pertence ao serviço de onibus da cidade, e sim de hotel.

Fica também na boca do Deer Valley, por isso tem mesmo uma gondola bem perto dali que leva pro topo da montanha.

Voce vai trabalhar aonde, no Lodge at Stillwater?

Laura Tavares disse...

O seu blog é perfeito! Estava com mil dúvidas sobre trabalho no exterior e ele me tirou todas! Ano que vem eu vou entrar na faculdade e queria fazer intercâmbio de uns 4 ou seis meses para o oeste dos Estados Unidos e o Colorado e San Diego são minhas primeiras opções. Vou vir sempre aqui!

Renato Lopes disse...

Obrigado Laura!

Venha sempre aqui mesmo, e se aparecer alguma dúvida ao longo do processo me pergunte que terei o prazer de ajudar!

Link-me